O presente documento apresenta uma análise sobre as fragilidades deste território e as respetivas áreas de intervenção, com o foco muito específico de garantir a inclusão e o sucesso dos alunos através de processos reflexivos que melhorem a qualidade do ensino e da aprendizagem. Através desta intenção, o agrupamento pretende promover o desenvolvimento de cidadãos críticos, autónomos e envolvidos, capazes de atuar nas diferentes solicitações académicas e na sociedade. A proposta consiste em mobilizar toda a comunidade educativa em torno de um conjunto de ações que inspire uma transformação consciente e colaborativa.
O Agrupamento de Escolas (AELAV) pretende qualificar os seus alunos em múltiplas áreas do saber, de modo a prepará-los para as solicitações futuras da sociedade. Com esta abordagem, ambicionamos construir uma comunidade escolar vibrante e inovadora, rompendo com as barreiras e expectativas negativas refletidos nos anteriores dados estatísticos, oferecendo uma educação diversificada e inclusiva.
Assim, não nos posicionamos apenas como um espaço de aprendizagem académico, mas como um ambiente de formação humana, com o objetivo de fomentar uma comunidade educativa robusta, voltada para o desenvolvimento integral de seus alunos e preparada para contribuir para uma sociedade mais justa e plural.
Descarregue o documento: Plano de Ação – TEIP4