O Agrupamento Luís António Verney, escola pública desde 1967, com fortes influências em práticas inclusivas, promove na última década mudanças significativas na representação destes alunos e na forma de viverem as experiências de ensino pelas artes performativas.
Assim, pela efeméride das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, desenhámos um espetáculo desafiador, com uma instalação artística performativa de caráter interpretativo, no desejo de provocar uma relação orgânica entre os espectadores, os bailarinos, os músicos e as imagens projetadas no espaço cénico. Através de capítulos distintos, pretendemos retratar a infância, a fragilidade, os desgostos, as memórias, a persistência, a luta e o amor vivido pela artista, pela mulher, numa influência direta com a Liberdade. “Arte & Liberdade”, Paula Rego, é um espetáculo que funde dois mundos, música e dança, numa harmonia singular, onde o movimento e o som se interligam num vertiginoso mundo performativo. Com 3 atos, pretendemos, por um lado, homenagear o trabalho da artista, por outro, revelar a expressão plena da Arte como a mais bela representação de Liberdade.
Neste espírito, “Arte & Liberdade”, Paula Rego, representa o trabalho de professores e alunos do ensino artístico especializado de música e dança, bem como, o envolvimento desta comunidade escolar num tema atual de enorme transcendência e que expressa a dedicação e paixão pelo ensino na escola pública.